Leitura e Referência | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

Leitura e Referência

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA

Ao longo dos seus 50 anos de existência, o Arquivo Distrital de Santarém veio acumulando um acervo bibliográfico composto por obras de referência, de história local, instrumentos de descrição documental e bibliografia diversa, fruto de ofertas, doações e aquisições e que serve de apoio aos técnicos do arquivo no cumprimento das suas competências, designadamente a promoção do acesso e conhecimento dos fundos documentais de que é depositário e a fruição do património arquivístico existente na respetiva área geográfica de intervenção, bem como aos seus utilizadores em geral.

Esse espólio é composto por de 1.468 títulos monográficos e 130 títulos de publicações periódicas. Está organizados em duas partes:

• Na primeira parte são referenciadas obras de caráter monográfico, classificadas por áreas temáticas baseadas na Classificação Decimal Universal (CDU). A par da arte, arquivística, bibliografia e bibliofilia, biografias, ciências sociais, direito, educação, relevam as áreas da história com incidência na história local, objeto de estudo de tantos que nos procuram. Conforme evidencia o índice que acompanha este instrumento de pesquisa o “fundo local” contém material bibliográfico organizado por área geográfica e cotado de acordo com a Codificação do nome dos municípios e das freguesias.
• Na segunda parte elencam-se os títulos de publicações periódicas, organizadas alfabeticamente com a indicação das existências.

Pretende-se que este instrumento seja atualizado periodicamente, a 23 de abril de cada ano, data em que se assinala o Dia Mundial do Livro. Santarém, 23Catálogo da Biblioteca do Arquivo Distrital de Santarém.

Consulte o Catálogo: Catálogo Biblioteca ADSTR_2024_v1

Última Actualização: 23 de Abril de 2024