Mostra Documental | Entre penas e pergaminhos: a falcoaria na memória documental | 03 de agosto a 30 de outubro de 2026 | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

Notícias

5 de Agosto de 2026

Mostra Documental | Entre penas e pergaminhos: a falcoaria na memória documental | 03 de agosto a 30 de outubro de 2026

O Arquivo Nacional Torre do Tombo tem patente ao público, até 30 de outubro de 2026, a mostra documental “Entre penas e pergaminhos: a falcoaria na memória documental”, integrada no projeto “A Falcoaria na Rota dos Museus”, promovido pelo município de Salvaterra de Magos.

O projeto visa valorizar esta prática secular em Portugal, inserindo-a no contexto mais amplo do património histórico e museológico nacional, através de uma rede cultural que reúne museus, palácios e instituições dedicados à identificação, estudo e divulgação de peças, documentos e representações artísticas ligadas à falcoaria.

A participação do ANTT constitui uma importante iniciativa de cooperação institucional, que aproxima o património material e imaterial e reforça o papel das fontes arquivísticas na investigação, na contextualização histórica e na integração em redes de investigação.

A mostra reúne diversos documentos medievais que testemunham a presença da falcoaria ao longo da história, desde tratados em latim, um missal do Mosteiro do Lorvão e as Crónicas de Fernão Lopes, até cartas e alvarás régios, emprazamentos e mandados de D. Manuel I, que revelam a falcoaria como atividade estruturada, ligada à administração régia e ao contexto socioeconómico da época.

Destaca-se ainda o Mapa Topográfico de Salvaterra de Magos, de 1788, que assinala a localização da Falcoaria Real, bem como um conjunto de matérias-primas utilizadas nos instrumentos de escrita.

Visite de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 19h30, até 30 de outubro de 2026.

Veja aqui o catálogo da mostra documental.

Cartaz

Esta notícia foi publicada em 5 de Agosto de 2026 e foi arquivada em: Geral.