9 de Abril de 2012
Arquivo Diocesano de Santarém
No dia 5 de abril, na Catedral de Santarém, celebrando-se a quinta-feira da Semana Santa, o bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, erigiu o Arquivo Diocesano de Santarém dotando-o de personalidade jurídica canónica reconhecida na esfera civil ao abrigo do n.º 3 do art.º 10.º da Concordata entre a República Portuguesa e a Santa Sé, de 18 de maio de 2004.
O decreto, lido na presença dos párocos presentes na Missa Crismal, considera a importância da implementação de uma eficaz estratégia de salvaguarda, valorização, estudo e divulgação do património documental da Diocese de Santarém quer no que diz respeito à documentação de carácter histórico como aquela hoje em produção.
Funcionará no complexo do Paço Episcopal, no local destinado ao Centro de Documentação, conforme previsto no Protocolo de Colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção-Geral de Arquivos, o Município de Santarém e a Diocese de Santarém, em 14 de fevereiro de 2011, no âmbito e para o efeito da implementação da “Rota das Catedrais”.
O projeto está já a ser operacionalizado tendo a Diocese, para o efeito, contratado, por um ano, uma técnica de arquivo.
À Direção-Geral de Arquivos, em articulação com o Arquivo Distrital de Santarém compete colaborar com as demais entidades envolvidas na implementação de várias iniciativas ou ações, nomedamente:
- Diagnóstico prévio e avaliação do património arquivístico de propriedade ou sob tutela da diocese de Santarém;
- Estruturação e regulamentação de uma política de salvaguarda, valorização e fruição pública do património arquivístico da diocese.
- Desenvolvimento de estudos e projetos, nomeadamente de arquitetura e de especialidades, para a implementação do centro de documentação;
- Preparação de candidaturas a financiamento(s) externo, nomeadamente no âmbito do QREN
- Outras ações complementares.