70.º ANIVERSÁRIO DO CÍRCULO CULTURAL SCALABITANO: Itinerário documental (Parte I) | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

70.º ANIVERSÁRIO DO CÍRCULO CULTURAL SCALABITANO: Itinerário documental (Parte I)

No passado dia 17 de novembro, e no ano em que comemora o seu 70.º aniversário, o Círculo Cultural Scalabitano (CCS) celebrou um contrato de depósito do seu arquivo histórico com o Arquivo Distrital de Santarém (ADSTR).

Dimensão: 21 metros lineares, 207 u.i.

Datas: 1779- 2011, (predominantemente décadas de 20 a 70 do séc.XX).

 

 

 

Convite

Convite

Assinatura do protocolo de depósito do arquivo histórico do CCS no ADSTR

2024-11-17, Teatro Taborda (Círculo Cultural Scalabitano)

Sessão de assinatura do protocolo de depósito do arquivo histórico do CCS no ADSTR.

(Na foto: Maria Teresa de Jesus, CCS; Leonor Lopes, ADSTR e Vítor Murta, CCS)

Fot. Ricardo Aniceto

 

O espólio encerra documentação de associações que antecederam e integraram o Círculo Cultural Scalabitano, designadamente atas de direção e assembleia geral do Grémio Literário Guilherme de Azevedo (1922-1942), e do Orfeão Scalabitano (1943-1950). Abarca ainda livros de contabilidade das duas corporações, assim como um relevante espólio musical composto de partituras para Coro, Orquestra e Salão, de base popular e erudita, de autores internacionais, nacionais e locais, a que acresce peças de teatro, revistas de cinema, literatura, programas, entre outros.

Do Círculo Cultural Scalabitano, formado a partir do ato que procede à instalação da Comissão Administrativa, ocorrida no Ginásio do Seminário de Santarém no dia 29 de junho de 1954, destacamos as atas dos diversos órgãos, relatórios e contas e planos de atividades.

 

1954-06-09, Ginásio do Seminário de Santarém
Ata de posse da Comissão Administrativa do “Círculo Cultural Scalabitano”.
PT/ADSTR/ASS/CCS/CA-A/1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém.Círculo Cultural Scalabitano. Atas. liv. 1. 
O Círculo Cultural Scalabitano foi fundado em 1954, a partir da fusão de duas associações: o Clube Literário Guilherme de Azevedo e o Orfeão Scalabitano, por sua vez fundadas em 1905 e 1925, respetivamente.

 

I. A sede: Teatro Taborda

1.     1895: De Picadeiro a Espaço de Cultura

O Teatro Taborda, sede do Círculo Cultural Scalabitano, foi fundado por um grupo de santarenos, maioritariamente empregados no comércio, que transformaram o picadeiro de José de Paiva, situado na Travessa dos Bacelos, entre a igreja de São João do Alporão e Torre das Cabaças e a igreja da Graça, num espaço de cultura.

 

 

1956-01-09

Planta Topográfica do Teatro Taborda (Escala 1/1000).

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/P-PR1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Planta das Instalações aprovadas pela Secretaria de Estado da Informação. U.I. n. º 84

Desde logo, tomou a designação de do grande vulto do teatro português, o ator Taborda, que nas suas digressões permaneceu vários meses em Santarém e contracenou com elementos do teatro amador local.

 

Ator Taborda

Francisco Alves da Silva Taborda (1824-1909)

F. Taborda / s. aut. [Lisboa]: Lith. de Lopes & Bastos, [ant. 1867]. Gravura. Litografia, p&b, assinada pelo autor

Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Espólio de Carlos de Sousa. Cx. 201/1.

Foram seus fundadores João Codina, António Bento Machado, Jaime Pereira, Manuel Maria de Oliveira, João Luís da Silva, Alfredo Barradas, José Governo Martins, João Augusto de Oliveira e Silva e Ajax da Silva Rato, entre outros.

O teatro tinha, então, a lotação de 300 pessoas.

Obras e melhoramentos foram feitos ao longo dos tempos sendo que em 1956 são aprovadas as plantas das instalações pela Secretaria de Estado da Informação.

Neste contexto, ficamos a conhecer um projeto que propõe melhoramentos de pinturas, arranjos de caixilharias, segurança, restauro do interior da sala do teatro e a transformação do pátio interior numa sala para trabalho (ballet, aulas de música, etc.), através da construção de uma cobertura.

 

 

 

 

 

 

1956-01-09

Corte e plantas e alçados do Teatro Taborda.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/P-PR1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Planta das Instalações aprovadas pela Secretaria de Estado da Informação. U.I. n.º 84

 

A  28 de abril de 1895 inaugurou-se o Teatro Taborda.

Na ocasião foram representadas as comédias Os Sobrinhos do Papá e Simplício Castanha e C.ª.

Representaram os artistas amadores: João Codina, Oliveira e Silva, Manuel de Oliveira, João Luís da Silva, Jaime Pereira, Henriqueta Ferreira, Henrique de Sousa e Armando, ensaiados por Alexandre Marques Sampaio Júnior, com cenários de Menezes e Almeida.

O espetáculo foi abrilhantado pela Banda dos Bombeiros, regida por Augusto de Moura Stoffel.

Theatro Taborda. Correio da Extremadura. 212 (27 abr. 1895) p.3.

A edição do jornal Correio da Extremadura de 4 de maio de 1895 descreve o evento:

“A sala achava-se literalmente cheia, vendo-se ali numerosas senhoras.

Como dissemos, a casa do teatro estava ornamentada com flores de variegadas côres, grande profusão de era e cobertas de Damasco, artisticamente dispostas pelas paredes. O pateo d’entrada embandeirado e illuminado á veneziana, produzia um conjuncto de belo effeito, denotando o bom gosto dos ornamentadores.

Os briosos amadores encarregados do desempenho das comedias Sobrinhos do papá e Simplicio Castanha & C.ª, na môr parte empregados do commercio d’esta cidade, houveram-se no ensemble bem, embora se notassem alguns defeitos proprios de debutantes e por isso mesmo desculpáveis.

As caracterisações irrepreensíveis, devido á incontestável perícia do nosso talentoso amigo sr. Alexandre Marques Sampaio, que recebeu justos e numerosos aplausos dos espectadores, sendo-lhe n’essa ocasião oferecidos grandes ramos de flores, pombos, etc.

Todos os amadores tiveram chamadas especiaes e delirantes.

A ex.ma sr.ª D. Henriqueta Ferreira desempenhou muito cabalmente o seu papel na comedia Sobrinhos do papá tendo igualmente chamadas especiaes e sendo-lhe offertada n’essa ocasião, pela direcção do theatro um bonito estojo carmezim com filetes de metal amarello, contendo um par de luvas gri-perle.”

Theatro Taborda. Correio da Extremadura. 213 (4 mai. 1895) p.3

Récitas de música e poesia, bailes (soirées) e teatro foram outras das atividades desenvolvidas no espaço que ofereceu ainda, no dealbar e início do século XX, aulas de ginástica para ambos os sexos, aulas de dança e aulas de esgrima.

 

 

 

 

 

 

Gymnastica suècca. Correio da Extremadura. 721 (4 fev. 1905) p.2

 

 

 

 

Theatro Taborda. Correio da Extremadura. 732 (22 abr. 1905) p.2

 

Na sua existência centenária, o Teatro Taborda sempre albergou associações de índole cultural, que viriam a ser integradas no atual Círculo Cultural Scalabitano. Entre 1901 e 1910 foi sede da Tuna dos Empregados do Comércio e em 1912 acolheria o Grémio Literário Guilherme de Azevedo.

 

O Teatro Taborda. In BARBOSA, Luísa; LOPES, Leonor – Caminhos da República, do Clube Democrático ao Grémio Literário Guilherme de Azevedo. Santarém: CCS, 2010. Exposição virtual. Disponível em https://www.circuloculturalscalabitano.pt/caminhosrepublica/final%20site/4/oteatrotaborda.pdf

 

2. 1994-1997 – Recuperação, remodelação e ampliação

 

A 3 de junho de 1994 as instalações do Círculo Cultural Scalabitano, em especial o Teatro Taborda, sofrem um grave incêndio que afetou não só o edifício como destruiu “todos os registos magnéticos das suas numerosas representações [Veto-Teatro Oficina] perdendo-se assim um espólio valioso, difícil de recuperar”.

 

Incêndio destruiu valioso material do VETO-Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano. Correio do Ribatejo. 5380 (9 jun. 1994) p.2.

1995-12-05

Vestígios do incêndio durante as obras de ampliação da sede do Círculo Cultural Scalabitano.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184.

O dramático evento de 1994, associado à degradação que o edifício exibia desde os anos 80, acelerou os esforços da direção que, desde 1993, procurava uma solução que permitisse a coexistência das diferentes seções que ocupavam o espaço e cuja primeira fase da obra já se encontrava em execução.

O projeto de arquitetura foi desenvolvido pelos arquitetos João Vieira Caldas, Carlos Severo e Helena Fernandes e a obra, a cargo do empreiteiro Silvério & Melro, Ld.ª, teve a coordenação geral do Eng. Francisco Jerónimo.

A intervenção, que englobou a recuperação, remodelação e ampliação do imóvel existente com a preservação da fachada existente e da volumetria dos espaços mais antigos, desenvolveu-se em duas fases:

  1. Janeiro de 1994 a janeiro de 1995 – ampliação onde foram incluídos estúdio/sala de ensaio; bar/zona de estar e estúdio de dança;
  2. Setembro de 1995 a abril de 1997 – recuperação e remodelação do teatro com estabilização do imóvel, cobertura, espaços de circulação, sala de espetáculos, caixa de teia, galerias de acesso e camarins.

O facto não era inédito. Em junho de 1922, ocupava o espaço o Grémio Literário Guilherme de Azevedo, ocorreu um violento incêndio que destruiu parte das instalações e mobiliário, “devorando” todo o arquivo da associação.

 

[1993?]-[–]-[–]

Plantas de existências (dir.) e plantas do projeto de remodelação e ampliação (esq.).

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184

[1996?]-[–]-[–]

Estabilização do edifício do Teatro Taborda.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184.  Acessível em https://www.circuloculturalscalabitano.pt/edificio/#OBRAS

[1996?]-[–]-[–]

Remodelação da sala de espetáculos.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184. 

[1995]-[–]-[–]

Pormenor das obras de ampliação.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 -Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184. Acessível em https://www.circuloculturalscalabitano.pt/edificio/#OBRAS

 

No dia 28 de abril de 1995 foram inauguradas as obras de ampliação do Círculo Cultural Scalabitano resultantes da 1.ª fase, com a presença do Prof. Luís Valente de Oliveira, Ministro do Planeamento e Administração do Território e a 17 de abril de 1997 as obras da 2.ª fase, com a presença do ministro João Cravinho e do Secretário de Estado da Cultura Rui Vieira Nery.

A intervenção realizada foi digna do prémio Edifícios e Locais Históricos atribuído, em 1994, pela Ação Cultural da Comissão das Comunidades Europeias e pelo prémio de 1998 Cidade a Defender, concedido pela Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém.

 

1995-04-28

Cerimónia de inauguração da 1.ª fase das obras.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184.

Acessível em https://www.circuloculturalscalabitano.pt/edificio/#OBRAS

1995-04-28

Pedro Passos Canavarro, presidente da Direção do CCS em visita a zonas a serem intervencionadas na segunda fase da obra.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184. 

 

 

1997-04-17

Cerimónia de inauguração da 2.ª fase das obras.

PT/ADSTR/ASS/CCS/D/OR/F-1 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184.

Acessível em https://www.circuloculturalscalabitano.pt/edificio/#OBRAS

 

 

[1995-1997]

Plateia do Teatro Taborda antes e depois das obras de remodelação e ampliação.

Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano: Fotografias da 1.ª e 2.ª fases das obras de remodelação do Círculo Cultural Scalabitano, 1995 e 1997. U.I. n.º 184. 

Última Actualização: 27 de Dezembro de 2024