CONFRARIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA DE CORUCHE: INVENTÁRIO DE PARAMENTOS E OBJETOS DE CULTO (1562) | Arquivo Distrital de Santarém
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2 de Junho de 2025

CONFRARIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA DE CORUCHE: INVENTÁRIO DE PARAMENTOS E OBJETOS DE CULTO (1562)

PT-ADSTR-CON-CSSCCH-011-000003 (f.1)

PT-ADSTR-CON-CSSCCH-011-000003 (f.1v)

PT-ADSTR-CON-CSSCCH-011-000003 (f.2)

PT-ADSTR-CON-CSSCCH-011-000003 (f.2v)

PT-ADSTR-CON-CSSCCH-011-000003 (f.3)

PT-ADSTR-CON-CSSCCH-011-000003 (f.3v.)

1562-06-07, Coruche

Inventário dos paramentos e objetos de culto existentes na Capela do Santíssimo Sacramento.

PT/ADSTR/CON/CSSCCH/011/000003 – Portugal, Arquivo Distrital de Santarém. Confraria do Santíssimo Sacramento de Coruche: Manuscritos avulsos, doc. 3. [Em tratamento arquivístico].

 

Junho encerra relevantes efemérides. Se no dia 10 se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 19 toma lugar, em 2025, a festa móvel do “Corpo de Deus”, com importantes manifestações na tradição cultural de Portugal.

 

 I. A FESTA DO CORPO DE DEUS

Corpo de Deus, Corpus Christi, Corpus Domini, mas também designada Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana (até 1548) que decorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, sucede ao domingo de Pentecostes. Trata-se, assim, de festa móvel, dependente da data da celebração da Páscoa.

A celebração do Corpo de Deus começou a ganhar força no século XIII (1246). Em sínodo diocesano desta data, o bispo de Liège (Bélgica), Robert de Thorete, instituiu a festa, influenciado por Santa Juliana de Cornillon, freira agostiniana belga, que, desde 1209, tinha visões místicas de Cristo expressando-lhe o desejo de criação de uma festa em honra da Eucaristia.

O Papa Urbano IV, que havia pertencido ao cabido de Liège, alargou a festa do Corpo de Deus à Igreja Universal a 11 de agosto de 1264 pela bula “Transiturus de hoc mundo”.

A festa do Corpo de Deus ganhou relevo num contexto de resposta à heresia de Berengário de Tours, teólogo medieval, que, ao propor uma via de racionalidade e lógica na fé, negou a transubstanciação. Berengário defendia que a Eucaristia era, sobretudo, um memorial em que a presença de Cristo era espiritual e simbólica. Esta tese gerou a denominada “Controvérsia Eucarística”.

Em Portugal, a festa do Corpus Christi não demorou a ser celebrada. Segundo Fontes (2016) «encontramos documentada a sua celebração desde 1266 em Coimbra e, em 1294, já encontramos referência à realização da respetiva procissão eucarística.»

 

 II. CONFRARIAS/IRMANDADES DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Desde a sua origem, as irmandades eram associações de leigos, embora pudessem incluir clérigos. Muitas vezes agrupavam-se por vizinhança ou por profissão, como antigas corporações de artes e ofícios.

A origem das confrarias e irmandades do Santíssimo Sacramento remonta à crescente piedade e devoção à Eucaristia na Idade Média. A instituição da festa do Corpo de Deus marcou assim o seu surgimento.

Não obstante a prévia existência em várias dioceses, a autorização canónica desta Irmandade foi dada pelo Papa Paulo III, a 30 de novembro de 1539, através da Bula Dominus Noster Jesu Christi, na qual concedia grandes privilégios à Irmandade do Santíssimo da basílica de Santa Maria sopra Minerva, em Roma. Daí, espalhou-se por todo o mundo católico. O antístite ordenou a ereção de uma irmandade de homens para louvar o Santíssimo Corpo de Cristo, determinou que tivessem altar próprio com capelão e que conservassem e cuidassem do tabernáculo do Santíssimo Sacramento, além de acompanharem o sagrado viático. Foram concedidas indulgências, imunidades e licenças. Os membros poderiam ser homens e/ou mulheres. Nenhum prelado ou alguém investido de dignidades eclesiásticas poderia impedir a sua ereção.

  

III. A CONFRARIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE CORUCHE

O Arquivo Distrital de Santarém conserva nos seus depósitos um relevante conjunto documental para a história da igreja e Real Colegiada de São João Batista de Coruche.

Além de um acervo de determinações capitulares, capelas e aniversários, terças, benesses, pontos e sufrágios, preserva um núcleo documental relativo à Irmandade do Santíssimo Sacramento. Três documentos seiscentistas permitem-nos reconstituir a sua génese e primeiros anos, a saber:

  • 1 – 1542, janeiro, 28 – Alvará do Infante D. Henrique dirigido a Mestre Gaspar, seu visitador do arcebispado de Évora, para examinar o local a edificar a capela do Santíssimo Sacramento em Coruche, e, achando conveniente, ordenar a sua edificação, dando satisfação a uma petição enviada pelos moradores de Coruche nesse sentido. Contém ainda a respetiva licença para edificação datada de 16 de fevereiro de 1542;
  • 2 – 1552, julho, 7 – Alvará de Pedro Dias de Lemos, provisor do Arcebispado de Évora, dirigido ao vigário reitor e vigário da vara, ordenando que a capela do Santíssimo Sacramento permanecesse fechada, não podendo ser utilizada, como até então, para se dizer nela missa e se confessar normalmente, mas só quando a Confraria o precisasse, uma vez que existia na Igreja lugar para isso;
  • 3 – 1562, junho, 7 – Inventário dos paramentos e objetos de culto.

 

A estes documentos acrescem outros mais tardios de que destacamos a provisão de D. Frei Miguel de Távora, arcebispo de Évora, a confirmar a constituição da irmandade do Santíssimo Sacramento e a aprovar os seus estatutos em 27 de junho de 1754 (Doc. 5).

 

IV. O INVENTÁRIO DOS PARAMENTOS E OBJETOS DE CULTO EXISTENTE NA CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (1562)  

 

[f. 1]

Aventairo do que me foy entregue das / cousas da confrarja do santisymo / sacramento a bij de junho de 1562 /

 

Item hũa cruz de pao toda dourado que se poem na mesa com a bulla os / dias que se ganhão a Indullgençias./

Item hũa tauo[a] pintada de preto de hũa parte tem hũ anjo pintado / que tira hũ [agarra] do fogo do purgatorjo e doutra parte tem / hũa custodia dourada a qual se poem na mesa com a crus / pera se saber a Indullgençias que se ganhão com letras douro / que o declara./

Item duas mesas dengomços hũa grande e outra pequena./

Item quatro castiçais de latão dous seruem na mesa com a bulla / e os outros dous seruem no alltar do santisymo sacramento./

Item hũ pano de lomdres verde que serue na mesa grande e outro / que serue na mesa pequena./

Item duas baçias de latão que serue de lançar a esmola quando / se poem a mesa e bulla dendullgençias./

Item hũa esteira pequena de junquo que serue diante da mesa da bulla./

Item1 nam/

Item tres toalhas de frandes de quatro varas cada hũa que seruem / no alltar do santisymo sacramento./

Item hũ frontall de çeda verde e de cataçoll de vermelho fran- / gado de Retros branquo e vermelho foRado de bacasym / amarelo./

Item outro frontall de çeda verde e vermelha frangado de Retros / laranjado e azull foRado de bocasym maneira de Roxo./

Item2 nam/

Item hũas toalhas de frandes que seruem na mesa pequena quando / se poem a bulla.//

[f. 1v.]

Item hũa arqua comprjda com duas fechaduras em que estão as / tochas./

Item quatro capuchos que seruem com as tochas3 de Resguardo / do vemto e proueyto da çera do pingo e hũa lanterna / de folha de frandes./

Item hũa arqua a maneira de çepo pintada com hũ Retabollo em que esta / hũa costodia dourada em que se lanção as esmolas tem hũa / coRediça com seu baRão de feRo que guarda o po da dita arqua./

Item hũ frontall de bocasym preto da coresma pera o alltar franjado / de linhas braquas e pretas./

Item duas baçias das alanpadas [com] suas cadeias que estão na / capela do santisymo sacramento./

Item hũa capequena de mão em que se pede quando o santisymo sacramento / vay fora./

Item tres [… nova que …]4 na capela lauradas de preto./

Item dous castiçais grandes de cobre que serue de ter duas tochas / diante do alltar do Santisymo sacramento./

Item hũas cortinas branquas que cobrem o Retauolo./

Item outras cortinas pretas da coresma que cobrem tambem o Retauolo./

Item hũ pano pintado que serue na coresma em que esta christo orando./

Item outras cortinas que seruem no arquo da capela branquas./

Item hu᷉a crus de prata que leuão quando vay o santisymo sacramento fora./

Item duas caxas cubertas de couro da mesma crus e pe./

Item 5 dous paos da crus hũ dourado pera as festas e outro contino./

Item hũ paleo de veludo cramesym franjado douro e cramesym com hũa / coroa despinhas douro./

Item hũ frontall de damasquo cramesym com sabastro de veludo cramesym / franjado douro e da mesma cor.//

[f. 2]

Item hũ caxão de pao grande em que esta Jsto metido com sua / fechadura e chaue./

Item seis varas do paleo com seus feRos dourados./

Item duas guardas dos corporais lauradas de vermelho / e verde./

Item hũa guarda de Rede./

Item hũa toalha de comungar./

Item hũa campainha dourada da mesa do santisymo / sacramento./

Item hũa [foeyra] e [tinteyro] e caniuetes./

Item hũa campainha de quando o santisymo sacramento vay / fora./

Item hũa calldeyrjnha e isope que serue do mesmo./

Item quatro varas dos oficyais vermelhas e doradas / nos cabos./

Item tres balandras vermelhas./

Item hũa bulla do santisymo sacramento consedida por / o santo padre papa terceiro./

Item hũ tabernacolo e asentos dos ofeçiais do santisymo / sacramento que tem dous allmarjos fechados com suas chaues./

Item dous escabelos hũ grande e outro pequeno./

Item hũ guarda po de basym [sic] verde que serue de cobrir o alltar./

Item dous guadameçis que estão debaxo dos castiçais./

Item hũ cofre grande com duas fechaduras encourado ou arqua- / zinha./

Item tres jaRas da India que seruem de ter o azeyte do santisymo / sacramento./

Item hũa caxa vermelha que serue de guardar corporais.//

[f. 2v.]

Item hũa capa de damasquo carmesy franjado da mesma cor / e ouro – acabada foRada de bocasym verde./

Item hũ frontall de tafeta cramesym com sabastros de veludo / carmesy franjado de Retros da mesma cor franjado / de bocasy verde./

Item hũa vestimenta e duas allmategas de damasquo carmesym / e sabastros de veludo carmesym frajados de Retros da / mesma cor com seus cordois e allmaras borlas, estolas / manipolos e alluas e amitos e cordois de syngir tudo/ {tudo} comprido e acabado e hũ pano de bocasym / verde com que se cobrem os ditos ornamentos./

Item hũ tavoleiro foRado de bacasym verde em que se leua / o dito ornamento a Jgreja quando se a de dizer missa / o terceiro domjngo do mes./

Item hũa arqua de bordo em que [se] mete este taboleiro 6 /do ornamento com duas fechaduras e chaues./

Item outras cortinas dolanda com que se cobre \o Retauolo n/o alltar / da capella./

Item doze paos pintados de vermelho em que se leuam / os capuchos com suas folhas de frandes./

Item hũa capa de damasquo carmesym com sabastro e capelo / de veludo carmesym franjado de franja de Retros da / mesma cor e em ouro foRada de bocasym verde./

Item hũ paleo de damasquo carmesym franjado de Retros / da mesma cor foRado de bocasym verde o çeo somente./

Item quatro varas vermelhas do mesmo paleo com sua guarni-/ção de latão scilicet os feRos pera se atarem os cordois./

Item hũas cortinas de tafeta meio dobre carmesym franjadas /as dianteiras de Retros da mesma cor pera cobrirem o Retauolo./

Item tres veos de çeda scilicet dous da copa e hũ da costodia / e os da copa hũ he preto pera a coresma e outro a- / marelo pera todo o tempo e do da costodia he franjado / de franja douro./

Item outro veo pera a copa branquo co hũas litras. //

[f. 3]

Item hũa maga [sic] da crus de tafeta preta pera a coresma /franjada de Retros preto com seus cordois e borllas./

Item hũ veo preto de tafeta pera cobrir a crus na coresma./

Item hũas guardas pera o alltar de Rede majores que as outras./

Item dous panos de [guadamesyms] que armão nas [paredes] / de dentro da capela de […]8/

Item hũ cofrinho de bordo com tres chaues em que se a de / meter o dinheiro quando o ahy ouuer./

Item hũa custodia de prata com sua crus e caxa de / couro em que se guarda./

Item hũa copa de prata em [que le]uão o santisymo sacramento / quando vay fora com [su]a cruzinha em cima e hũ / calyx pequeno de prata com sua caxa de couro em que / se guarda./

Item hũ pano vermelho […]9 car-/mesym pera a mesa grande./

Item hũa manga da crus de tafeta carmesym com cordois / e franja de Retros da mesma cor./

Item dous castiçais grandes de cano alem dos que atras / fiquão caRegados e tres [Jstromentos novos] da capela./

Item hũa tauoa em que esta o sumarjo dos perdois a qual esta / pendurada Junto da crus no arquo da capela./

Item hũa allcatifa que se comprou pera diante do alltar / que foy de symjão diaz que nosso senhor tenha em sua glorja./

Item hũ pano darmar de figuras que deyxou João / esteues que Deus tem./

Item noue varas menos hũa terça de pano de linho que / se deu desmola pera hũas cortinas pera o santisymo sacramento.

 

 

Notas:

1 [Riscado:] hũa allcatifa que serue de frontall no alltar do santisymo / sacramento. /;

2 [Riscado:] duas isteiras grandes de junquo que seruem diante do alltar / do santisymo sacramento. /;

3 [Riscado: ] que serue;

4 [Mancha de humidade, tornando ilegível o texto];

5 [À margem:] hũ gastado;

6 [Riscado] foRado;

7 [Mancha de humidade e lacuna de suporte];

8 [Mancha de humidade, tornando ilegível o texto].

 

 

Regras e convenções:

Desenvolvimento de abreviaturas com exceção do hũ e hũa;

/ – quebra de linha;

// – Quebra de fólio;

\/ – palavras entrelinhadas;

[…] Lacunas de suporte, dúvidas de leitura ou quaisquer adições ao texto; {} – repetições não emendadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Fontes:

Portugal. Arquivo Distrital de Santarém. Confraria do Santíssimo Sacramento de Coruche: Manuscritos Avulsos [PT/ADSTR/CON/CSSCCH/011]. [Em tratamento arquivístico

Igreja Católica. Papa, 1261-1264 (Urbano IV) – Transiturus de hoc mundo (11 de agosto de 1264). [Em linha]. [Consult. 25 mai. 2025]. Disponível na internet: https://www.vatican.va/content/urbanus-iv/es/documents/bulla-transiturus-de-mundo-11-aug-1264.html

 

 

Estudos e artigos:

Corpus Christi. [Em linha]. [Consult. 25 mai. 2025]. Disponível na internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Christi

COSTA, Avelino Jesus da – A Santíssima Eucaristia nas constituições diocesana portuguesas desde 1240 a 1954. Lusitania Sacra. 1 (1989) 197-243. [Em linha]. [Consult. 27 mai. 2025]. Disponível na internet: https://revistas.ucp.pt/index.php/lusitaniasacra/article/view/8146/7972

Fontes, João Luís Inglês – A festa do Corpus Christi: um percurso pela sua história. 2016. [Em linha]. [Consult. 26 mai. 2025]. Disponível na internet: https://www.dnpj.pt/a-festa-do-corpus-christi-um-percurso-pela-sua-historia/

PEREIRA, Diego Aparecido de Souza – À espera de Roma: controvérsia eucarística e papado no século XI. Campinas: UEC.IFCH, 2024. [Em linha]. [Consult. 26 mai. 2025]. Disponível na internet: https://www.academia.edu/121590810/%C3%80_espera_de_Roma_controv%C3%A9rsia_eucar%C3%ADstica_e_papado_no_s%C3%A9culo_XI

 

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