DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Maria Alzira Proença Simões (1927-2013), 1.ª diretora do Arquivo Distrital de Santarém | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

Notícias

1 de Março de 2024

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Maria Alzira Proença Simões (1927-2013), 1.ª diretora do Arquivo Distrital de Santarém

PT/ADSTR – Arquivo Distrital de Santarém. Arquivo do Arquivo, Correspondência, 1974-07-26

 

No ano em que se comemoram os 50 anos da abertura do Arquivo Distrital de Santarém nas instalações do então designado Museu Distrital, e no mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março), destacamos um documento assinado por aquela que foi a primeira diretora desta casa, Maria Alzira Proença Simões.

Trata-se de um recibo da transferência de 6 livros de Registo Paroquial: casamentos da freguesia de Casais (1885, 1860 e 1883), batismos, casamentos e óbitos da freguesia de Alqueidão (1872), assentos de óbitos da freguesia do Salvador-Santarém (1883) e assentos de óbitos da freguesia de Pontével (1888) provenientes da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Leiria.

 

Maria Alzira Proença Simões (1927-2013)
(PT/MSTR/CMSTR/RH/Processo individual)

 

Maria Alzira Proença Simões, nasceu a 26 de janeiro de 1927, na freguesia da Lapa, Cartaxo. Era filha de Artur Simões da Silva, natural de Pontével (Cartaxo) e de Maria José Proença, natural de Oledo (Idanha-a-Nova) e neta paterna de José Simões da Silva e de Maria Rosa de Oliveira e materna de António Proença Baleiras e de Angélica de Campos Geirinhas.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, em Coimbra, concluiu o curso de bibliotecário-arquivista. Estagiou na Biblioteca Nacional de Lisboa, ainda no Convento de São Francisco (ao Chiado), em 1954, tendo apresentado como trabalho final o Índice Onomástico e Didascálico da Revista Brotéria, entre os anos 1907 a 1946. Nesta instituição desempenhou, com louvor, atividade profissional entre 1955 e 1959, desenvolvendo tarefas de inventariação dos fundos, catalogação e conservação de espécies raras.

Através de uma certidão da Secretaria da Câmara Municipal de Santarém, conservada no processo individual na Biblioteca Nacional, sabemos ter prestado serviços, na categoria de “bibliotecário municipal”, na Biblioteca Municipal de Santarém, entre 5 de setembro de 1959 e 5 de março de 1964 e, uns meses mais tarde, desde 18 de janeiro de 1965 até à década seguinte, concluindo esta atividade em 28 de fevereiro de 1974.

A 13 de fevereiro de 1974 foi nomeada para exercer as funções de terceiro-conservador (diretora) do Arquivo Distrital de Santarém, pelo diretor geral dos Assuntos Culturais da Secretaria de Estado da Instrução e Cultura, o brigantino João Manuel Bairrão Oleiro. (Diário do Governo. II série, n.º 41.) Exerceu o cargo até março de 1975.

Um ofício de 24 de março desse mesmo ano, dirigido ao presidente da Junta Distrital de Santarém, anuncia ter tomado posse do lugar de bibliotecário na Biblioteca Nacional, ao Campo Grande, a 3 de abril de 1975, instituição em que se manteve até à aposentação, em 1996.

Aí, trabalhou no projeto das Regras Portuguesas de Catalogação, integrou a Comissão de Aquisições e desempenhou funções na Divisão de Informação e Investigação Bibliográfica, dedicando-se ao livro antigo português.

Participou em colóquios da especialidade na Checoslováquia (1978) e em Copenhaga (1979).

Inventariou impressos portugueses existentes nas Bibliothèques de Sainte Geneviève e Mazarine (França-Paris) e na Bibliothèque Royale Albert I (Bélgica- Bruxelas), publicando os resultados nos dois primeiros números da série 2 da Revista da Biblioteca Nacional, de que foi a primeira diretora (1981-1986).

Manteve atividade científica relevante de que são exemplos variados artigos, um relatório apresentado no concurso para assessor do quadro da Biblioteca Nacional, em 1985, sobre “Impressos Portugueses do século XVI em bibliotecas estrangeiras: resultados de um inquérito” e o reconhecido Catálogo dos impressos de tipografia portuguesa do século XVI: a colecção da Biblioteca Nacional.

 

Bibliografia ativa:

SIMÕES, Maria Alzira Proença, apres. – Índice geral da revista Brotéria. Coimbra: Faculdade de Letras, 1953-1954.

SIMÕES, Maria Alzira Proença, dir. – Revista da Biblioteca Nacional. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1981-1995.

SIMÕES, Maria Alzira Proença – Bibliotecas Nacionais: abordagem de um problema. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1981. [Separata da Revista da Biblioteca Nacional 1].

SIMÕES, Maria Alzira Proença, apres. e notas – Monsenhor Joaquim José Ferreira Gordo, bibliotecário-mor da Real Biblioteca Pública da Corte. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1982. [Separata da Revista da Biblioteca Nacional 2].

SIMÕES, Maria Alzira Proença – Impressos portugueses do séc. XVI em bibliotecas estrangeiras: resultados dum inquérito. Lisboa: [s.n.], 1985. [Trabalho apresentado para o concurso de assessor do quadro da Biblioteca Nacional].

Agradecimentos:

Biblioteca Nacional de Portugal (Dr.ª Gina Guedes Rafael; Dr.ª Ana Isabel Líbano Monteiro)

Biblioteca Municipal Braamcamp Freire – Santarém (Dr.ª Luísa Cotrim)

Arquivo do Município de Santarém (Dr.ª Filomena Machado)

Esta notícia foi publicada em 1 de Março de 2024 e foi arquivada em: Documento em Destaque.