Os nossos notários: Maria Georgette dos Santos Goucha (1924-2019) | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

Notícias

6 de Março de 2023

Os nossos notários: Maria Georgette dos Santos Goucha (1924-2019)

Inauguramos hoje uma nova série de publicações – “Os nossos notários” e, a propósito do Dia da Mulher, lembramos a notária Maria Georgette dos Santos Goucha com a publicação da sua assinatura numa das primeiras escrituras lavradas por si nos Cartório Notarial de Rio Maior, sua terra natal.

Rio Maior, 26 de janeiro de 1976

Escritura de compra e venda (parte) que fez José Faustino Bernardino e mulher a Jaime Lopes dos Santos e mulher de um prédio urbano sito em Rio Maior.

PT-ADSTR-NOT-04CNRMR-001-0555  Arquivo Distrital de Santarém, Cartório Notarial de Rio Maior, Notas para escrituras diversas n.º 420-A, f.38

 

PT-ADSTR-NOT-04CNRMR-001-0555 f.38

 

MARIA GEORGETTE DOS SANTOS GOUCHA (1924-2019)

Maria Georgette dos Santos Goucha (1924-2019)

Nascimento: 14 de março de 1924, Rio Maior.

Filiação: filha do 2.º casamento de Alberto Ferreira Goucha, comerciante com estabelecimento em Rio Maior e do 1.º de Teresa de Jesus Santos Goucha.

Casamento: Casou a 20 de abril de 1965, em Évora, com Manuel António Ramos, veterinário, natural de São Marcos da Serra, Silves. O casamento foi dissolvido por óbito do marido em 1972, s.g.

Óbito: Faleceu a 1 de março de 2019, no Hospital Distrital de Santarém, e foi sepultada no cemitério municipal de Rio Maior.

Câmara Municipal de Rio Maior, Espólio de Georgette Goucha – Fot. Casa Goucha – Rio Maior, atual Rua Serpa Pinto-21-10-1934. Na foto esq. dir. Sr. Emidio, funcionario, Alberto F. Goucha, Alberto S. Goucha, Georgette Goucha

Percurso académico: Completou o ensino primário em Rio Maior, bem como o curso comercial na Escola Comercial de Rio Maior. Prosseguiu mais tarde estudos, recorrendo a aulas particulares com o dr. Augusto Branco (à época secretário na CM), para realizar os exames do 5.º e 7.º anos e candidatar-se à universidade. Ingressou na faculdade tarde, depois de concluir, e de acordo com a família, que não tinha gosto pela atividade comercialLicenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra.

Câmara Municipal de Rio Maior, Espólio de Georgette Goucha – Livro dos Quartanistas de Direito: Queima de 57, p.152-153

Câmara Municipal de Rio Maior, Espólio de Georgette Goucha – Livro dos Quartanistas de Direito: Queima de 57, Fecho

Câmara Municipal de Rio Maior, Espólio de Georgette Goucha – Fot. Queima das Fitas, Coimbra, 1959. Na foto Georgette Goucha e família

Percurso profissional: Com 33 anos, ainda antes de completar o curso de direito, ingressa na Administração Pública, no Arquivo de Identificação de Lisboa. Depois de concluir o curso foi notária em Porto Santo, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Rio Maior e Santarém.

Carreira político-administrativa: Vereadora da Câmara Municipal de Rio Maior, presidida por José da Silva Pulquério, entre 1977 e 1979, com o pelouro Instrução e Cultura, e Toponímia, tendo sido a primeira mulher a exercer funções autárquicas no concelho de Rio Maior. Foi membro da Assembleia Municipal entre 1980 e 1982.

Atividades associativa e literária: Escreveu para o Grupo Cénico Zé Preira, a comédia de costumes Fruta do Tempo, que estreou a 19 de junho de 1943, fez versos para a revista Belezas da Nossa Terra, de autoria de Amílcar Barbosa e, para o Coral e Orquestra Típica de Rio Maior, escreveu, em colaboração com Amílcar Barbosa, letras de canções que fizeram parte do seu repertório, como Noite das Fogueiras. Foi também coautora do livro Marinhas de Sal de Rio Maior: oito séculos de História (1177 – 1977), 1977. Fez ainda parte da Direção da Associação Cultural do Concelho de Rio Maior, constituída em 14 de março de 1980.

Homenagens e condecorações: A Câmara Municipal de Rio Maior agraciou-a com a Medalha do Concelho de Rio Maior, em 1992, pelo seu contributo para a política e para a cultura local.

Espólio: A família fez entrega à Câmara Municipal de Rio Maior de documentação constituída por fotografias, documentos soltos, cartazes, correspondência, bem como alguma monografias.

Referências:

CORREIA, Carlos Fernando Frazão (coord.) – Presidentes 1974.2017 Município de Rio Maior. Rio Maior: Município de Rio Maior, 2017

DUARTE, Fernando – História de Rio Maior. Rio Maior: Ribatejo Ilustrado, 1979

ROCHA, Nuno Alexandre Dias Os GOUCHA, de Alcanena e de Rio Maior [consult. 16-02-2023] disponível em WWW:<URL:http:–www.oriomaiorense.com-goucha-3>

Agradecimentos: Agradecemos às sobrinhas Maria Helena Goucha Capitão e Ana Maria Goucha Natálio, e à Câmara Municipal de Rio Maior algumas das informações, documentos e fotografias, e à dra. Maria Alzira Almeida todas as atenções dispensadas a este respeito.

 

Esta notícia foi publicada em 6 de Março de 2023 e foi arquivada em: Documento em Destaque.