INDÚSTRIAS E INDUSTRIAIS – 1. Eduardo Duarte Ferreira (1856-1948) | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

Notícias

6 de Junho de 2022

INDÚSTRIAS E INDUSTRIAIS – 1. Eduardo Duarte Ferreira (1856-1948)

Iniciamos esta nova série com a publicação do assento de batismo de Eduardo Duarte Ferreira (Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, Paróquia de Tramagal [Abrantes], B1, f.47), o primeiro na imagem.

Assento de batismo de Eduardo Duarte Ferreira

PT-ADSTR-PRQ-PABT15-001-0001_m0095

Eduardo, filho de Joaquim Duarte e de Florinda Ferreira, nasceu a 10 de fevereiro de 1856 (a 11 no assento de batismo) no Tramagal, concelho de Abrantes. Foi batizado a 3 de março do mesmo ano no Tramagal tendo como padrinho André Ferreira, seu tio, e como madrinha Nossa Senhora da Oliveira, padroeira do Tramagal. Casou a 19 de novembro de 1884 no Tramagal com Rosa Cordeiro, nascida a 2 de março de 1856, filha de Pedro Alves Cordeiro e de Maria Lourenço. De quem teve Joaquim, Manuel e Eduardo Cordeiro Duarte Ferreira. Faleceu a 21 de abril de 1948, no Tramagal.

Foi o fundador daquela que viria a ser uma das principais empresas metalúrgicas do país a MDF (Metalúrgica Duarte Ferreira), estabelecida na localidade de Tramagal, no concelho de Abrantes que em 1917 adota a marca da borboleta.

Quase sem estudos fez a sua aprendizagem como ferreiro na forja de Manuel Mineiro, no Rossio e em 1879 estabelece-se por conta própria tendo melhorado os seus conhecimentos num breve estágio na Fundição do Ouro, no Porto.

Em constante progresso, à força de investimento e inovação, a forja passa a fábrica impondo-se no mercado no fabrico de artefactos e máquinas agrícolas.

Em 1920 empregava 250 operários e à data da morte do fundador cerca de 1000.

A par do progresso da fábrica, Eduardo Duarte Ferreira apostou também no desenvolvimento da localidade e na qualidade de vida dos trabalhadores. Sob o seu patrocínio são construídas estradas, escolas, casa de saúde, são instalados luz elétrica, água canalizada e rede de esgotos, entre outros equipamentos, e os trabalhadores têm também o seu apoio na criação de uma banda de música, de um rancho folclórico, de um grupo de teatro e de clubes desportivos. Neste âmbito são ainda criadas a Cooperativa Operária Tramagalense de Crédito e Consumo (1917) e a Caixa de Previdência do Pessoal da Metalúrgica Duarte Ferreira (1927).

Os filhos de Eduardo Duarte Ferreira receberam formação superior: Joaquim tirou o curso superior industrial no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, Manuel o de engenharia mecânica no mesmo Instituto, e Joaquim o de Economia nos Estados Unidos, todos com estágios no estrangeiro.

Em 1940, depois de fundar a Casa Agrícola Eduardo Duarte Ferreira & Filhos, a qual passaria a gerir, a empresa passa a ser gerida pelos filhos iniciando-se uma 2.ª fase da MDF.

Eduardo Duarte Ferreira, em 1928, foi distinguido com o grau de comendador da Ordem de Mérito Industrial.

Em 1952 foi inaugurando um monumento, com projeto do arquiteto Keil do Amaral, com um busto em bronze do escultor Vasco da Conceição.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira inaugurado a 1 de maio de 2017,  resultado de uma parceria entre a Câmara de Abrantes, Junta de Freguesia de Tramagal e o Grupo Diorama, de Joaquim Dias Amaro, foi premiado em 2018 “Melhor Museu do Ano”, pela Associação Portuguesa de Museologia. 

Bibliografia consultada: 

FONSECA, Patrícia – Metalúrgica Duarte Ferreira, 1879-1997 : Uma História em constante metamorfose. Abrantes: Câmara Municipal de Abrantes, 2017

Esta notícia foi publicada em 6 de Junho de 2022 e foi arquivada em: Documento em Destaque.