ENIND (Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030) 3. Bernardo Santareno (1920-1980) | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

Notícias

16 de Novembro de 2021

ENIND (Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030) 3. Bernardo Santareno (1920-1980)

Evocamos o nascimento de Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário (Conservatória do Registo Civil de Santarém, Registo de Nascimentos, liv.40, Assento de nascimento n.º1459, de 19 de dezembro de 1920).

PT/ADSTR/ACD/CRCSTR/001/0040

António Martinho do Rosário, nasceu a 16 de novembro de 1920 em Santarém (Marvila), filho de Maria Ventura Lavareda, católica devota, e de Joaquim Martinho do Rosário, comerciante, republicano, anti-clerical e opositor do Estado Novo, oriundos do Espinheiro, freguesia de Abrã.

Com o pseudónimo literário de Bernardo Santareno, é reconhecido como um dos maiores dramaturgos portugueses do século XX.

As suas peças são reflexo da reivindicação feroz” do direito à diferença e do respeito pela liberdade e dignidade do homem face a todas as formas de opressão, e da luta contra todo o tipo de discriminação, política, racial, económica, sexual ou outra.

Nas suas peças são abordados temas como a homossexualidade, o adultério, a virgindade da mulher, o papel da mulher no casamento, a moral religiosa, e outros.

Santareno publicou não só textos dramáticos, como também poesia e prosa, tendo sido distinguido três vezes com o Prémio Imprensa.

Faleceu em Carnaxide, Oeiras, em 1980, com 59 anos de idade, e está sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Em 13 de julho de 1981, Bernardo Santareno foi agraciado com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico.

Parte do espólio de Bernardo Santareno encontra-se no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional de Portugal.

Em 2020 comemorou-se o centenário do seu nascimento. Nesse âmbito destacamos o lançamento da sua biografia “Bernardo Santareno da nascente até ao mar”, da autoria de José Miguel Noras e o mural na Quinta de S. Bernardo, na Calçada do Monte, em Santarém, de autoria de Francisco Camilo, inaugurado a 9 de abril de 2021.

O seu livro O Lugre, inspirado na sua experiência como médico a bordo de embarcações de pesca do bacalhau, foi adaptado ao cinema num filme intitulado Terra Nova, realizado por Artur Ribeiro, com Virgílio Castelo, João Reis, Vítor Andrade, Pedro Lacerda. A estreia, marcada para 19 março de 2020, foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus e o filme acabou por transformar-se em série que estreou na RTP 1 a 3 de junho. Com a reabertura das salas de cinema a estreia do filme foi remarcada para 28 de outubro de 2021 .

Saiba mais em :

http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=9323

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Santareno

https://www.youtube.com/watch?v=ajmbj8ItjLU

https://sites.google.com/site/centenariosantareno/

http://cvc.instituto-camoes.pt/pessoas/bernardo-santareno.html#.YYQNuWDP2Um

https://www.youtube.com/watch?v=1oQcFFk2Dcw

 

Esta notícia foi publicada em 16 de Novembro de 2021 e foi arquivada em: Documento em Destaque.