Padroado e jazigo na Capela de Santana no Mosteiro de São Francisco de Santarém | Arquivo Distrital de Santarém
Saltar os Menus

Notícias

13 de Maio de 2019

Padroado e jazigo na Capela de Santana no Mosteiro de São Francisco de Santarém

Calculamos que grande parte da fortuna dos Sá Nogueira de Santarém foi obtida por Bernardo José Lopes Nogueira, nascido em Góis, distrito de Coimbra, em 1735, falecido em Santarém, Salvador em 1806.

Bernardo José Lopes Nogueira foi inicialmente um homem de negócios, um bem sucedido homem de negócios, o que lhe permitiu ascender socialmente de uma forma impressionante. Desempenhou importantes cargos e ofícios, como o de tesoureiro do Hospital de Jesus Cristo e vereador do Senado da Câmara, Alcaide-mor do Cadaval, Capitão-mor de Santarém e obteve também os hábitos de Santiago e o de Cristo.

Casou circa 1860 na igreja da Misericórdia de Santarém, casamento do qual não conhecemos registo, com Brízida Teresa, natural de Santarém, Salvador. D. Brízida Teresa faleceu em 1890 e Bernardo José em 1806, ambos sepultados na Igreja do Mosteiro de São Francisco de Santarém.

Em 1806 seu filho, Faustino José Nogueira de Figueiredo e Silva, pai do marquês Sá da Bandeira, contratou com os frades de São Francisco o padroado da capela de Santana que ficaria a pertencer ao morgado instituído por seu pai e de que ele era administrador, onde colocariam as suas armas, podendo mandar fazer um carneiro ou campa e nela só se poderem sepultar membros da família.

1.
1806, julho, 08, Santarém
Contrato que fez Faustino José Nogueira de Figueiredo e Silva,  desembargador da relação e casa do Porto com os religiosos do convento de São Francisco de Santarém sobre o direito do padroado e jazigo da capela de Santana, ereta na igreja do mesmo convento.

ADSTR, Cartório Notarial de Santarém, 3.ºArq., n.º ord.68, fl.82v

ADSTR, Cartório Notarial de Santarém, 3.º Arq., n.º ord.68, fl.83

ADSTR, Cartório Notarial de Santarém, 3.º Arq., n.º ord.68, fl.83v

 

ADSTR, Cartório Notarial de Santarém, 3.º Arq., n.º ord.68, fl. 84

ADSTR, Cartório Notarial de Santarém, 3.º Arq., n.º ord.68, fl.84v

 

 

Esta notícia foi publicada em 13 de Maio de 2019 e foi arquivada em: Documento em Destaque.